Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Gestor de Projeto Moderno

O Gestor de Projeto Moderno

25
Set19

Tipos de liderança de um gestor de projetos

Luís Rito

Olá a todos 

 

Hoje quero abordar um tema que por vezes é esquecido pelos gestores de projeto, a forma como lideram as suas equipas. Não existe um estilo de liderança único que funcione para todas as situações, motivo pelo qual vos vou falar de vários tipos que podem adotar no vosso dia a dia. A informação que partilho convosco foi recolhida do livro "PMP Exam Preparation", um livro especialmente escrito para ajudar pessoas a passar na certificação PMP (Project Management Professional) do PMI (Project Management Institute).

 

Avançando, para que possas escolher o estilo de gestão indicado deves sempre ter em conta fatores como o teu estilo de gestão pessoal, a experiência da equipa e quais as suas necessidades e também a complexidade do teu projeto. O mais normal é que no decorrer do projeto tenhas que utilizar vários tipos de gestão, consoante o contexto em que te vais encontrar. Por exemplo, no início do projeto é possível que tenhas que adotar uma postura mais diretiva de forma a providenciar direção para a equipa, mas durante a execução poderás assumir uma postura mais colaborativa e de coaching à equipa.

 

Liderança

 

Alguns dos estilos que poderás adotar são os seguintes (vou manter os termos na língua inglesa por uma questão de facilidade):

 

Directing - Neste estilo basicamente o gestor diz à equipa o que tem que fazer.

Facilitating - Quando neste estilo, o gestor de projeto coordena os inputs da equipa e ajuda por exemplo no desbloqueio de problemas.

Coaching - Este estilo baseia-se muito em ajudar os membros da equipa a atingir os seus próprios objetivos.

Supporting - Este estilo significa que o gestor de projeto providencia assistência e apoio à equipa durante todo o ciclo de vida do projeto.

Autocratic - Método top-down, onde o gestor tem o poder para fazer o que quiser e a equipa realiza sem possibilidade de rebater.

Consultive - Método bottom-up, onde o gestor utiliza a influência que vai ganhando junto da equipa para obter resultados. O gestor ouve a opinião da equipa e atua mais como um servant-leader.

Consultive-Autocratic - Uma mistura dos dois últimos que referi acima. Nestes casos o gestor recolhe a opinião da equipa, mas depois recai sobre ele a decisão final.

Consensus - Como o nome indica, este estilo de liderança tem tudo a ver com obter o consenso da equipa na resolução de um problema ou na tomada de uma decisão.

Delegating - Neste estilo de liderança, o gestor define os objetivos mas depois transfere autoridade à equipa para os atingir e para os executar.

Bureaucratic - Este estilo foca-se muito em processo. Pode ser fundamental em situações onde ir ao detalhe é muito importante ou por exemplo em projetos de âmbito legal.

Charismatic - O motivador. Este estilo de liderança visa aumentar a energia da equipa, fazendo-a acreditar que tudo é possível. O principal objetivo é motivar a equipa.

Democratic ou Participative - Este estilo de gestão encoraja a equipa a participar em decisões importantes do projeto. Os membros da equipa ficam assim "donos" de tarefas específicas ou de certos objetivos.

Laissez-faire - Este estilo de liderança é basicamente deixar a equipa fazer o seu trabalho em paz. O gestor não está diretamente envolvido no trabalho, podendo no entanto ser consultado caso a equipa assim o entenda. Ideal para equipas muito experientes.

Anaytical - Este estilo depende muito das competências técnicas do gestor de projeto. Este tipo de gestores toma muitas vezes decisões de âmbito mais técnico que depois comunica à sua equipa. Tem também um grande foco em dados. 

Driver - Gestor que se encontra constantemente a mostrar o caminho. Normalmente fornece muita informação à equipa e corrige o trajeto caso esta se desvie do objetivo.

 

Confesso que eu próprio utilizo muitos dos estilos que vos falo acima, mas aqueles com que me identifico mais são os que fomentam o trabalho em equipa e a colaboração.

E tu, com quais te identificas?

 

Até à próxima 

 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D

Livro Liberdade Financeira