Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Gestor de Projeto Moderno

O Gestor de Projeto Moderno

16
Jun19

Qual o papel de um bom gestor de projetos?

Luís Rito

Olá a todos 

 

Hoje vamos falar um pouco sobre o papel de um bom gestor de projetos, e o porquê da sua importância. Pergunto-vos se já estiveram numa organização que apesar de ter a figura de gestor de projetos, acaba por ser uma versão um pouco "Gestor/Executor", já que existe a crença que um gestor de projetos apenas anda a bater a todas as capelinhas a perguntar se as tarefas já estão ou não executadas. Já vi este cenário acontecer em muitas empresas Portuguesas, o gestor de projetos acaba também por ser um analista funcional ou tester. Espera-se também que domine a componente técnica do projeto como se de um elemento técnico se tratasse.

 

Pois é, aposto que já presenciaste algo deste género. Na minha opinião, as empresas não beneficiam deste tipo de gestão de projetos, já que o que vão obter é um profissional meio gestor de projetos meio elemento executor da equipa, sendo por isso que por vezes existe tanta descrença no trabalho da gestão de projetos. Se uma pessoa trabalha como gestor de projetos em part-time, o máximo que a empresa pode esperar obter é um desempenho médio, não vai existir uma verdadeira gestão de stakeholders, não vai existir gestão de risco, o planeamento não vai ser executado da melhor forma e muito provavelmente vai estar sempre desatualizado. O emprego de gestor de projetos deve ser executado a full-time para que se torne eficaz. Quem acha que um gestor de projetos apenas verifica se as tarefas já estão ou não executadas está a diminuir a função. Um verdadeiro gestor de projetos deve garantir as seguintes atividades:

 

  • Facilitar a identificação de todos os stakeholders do projeto;
  • Gerir ativamente as expectativas dos stakeholders do projeto;
  • Comunicar constantemente qual o objetivo e âmbito do projeto a todas as partes interessadas;
  • Fazer uma gestão de risco durante todo o projeto e não apenas no seu início;
  • Elaborar um plano de projeto em conjunto com a equipa;
  • Ser um facilitador e uma ponte que liga todos os elementos da equipa;
  • Elaborar pontos de situação regulares aos stakeholders do projeto;
  • Motivar a equipa de projeto, e servir como escudo para evitar que estes sejam interrompidos em demasia;
  • Desbloquear problemas do projeto;
  • Garantir que todo o conhecimento adquirido no projeto é registado e armazenado;
  • Analisar desvios e sugerir ações para os reduzir;
  • Certificar-se que o projeto não derrapa a nível de custos, prazo, duração e qualidade.

 

Poderia continuar a escrever mais papéis e responsabilidades de um bom gestor de projetos, mas acho que já perceberam a ideia. Como é então possível que se espere que um profissional execute todas as atividades que enumerei acima e que seja também um membro da equipa que executa ações? Na minha opinião, um gestor de projetos deve apenas gerir, é essa a sua principal função. Se estiver distraído com outras ações, não vai conseguir gerir os seus projetos em condições. Sim, porque raramente um gestor de projetos tem apenas um projeto. Normalmente tem vários, depende muito da dimensão destes.

 

a-dillon1.jpg

 

Existe também uma grande descrença nos planos de projeto que são efetuados. Isso deve-se ao facto da maioria destes profissionais não terem tempo para ter os seus planos "em dia". A atualização de um projeto requer algum tempo, e deve ser executada pelo menos uma vez por semana. E sim, uma das tarefas que se faz é efetivamente perceber qual o estado das tarefas, mas é apenas uma parte minúscula do trabalho de um gestor de projetos. É certo que nem sempre os planos de projeto estão corretos e atualizados ao dia, mas o principal objetivo de fazer um plano é juntar a equipa e colocá-los a pensar como vai ser estruturado o trabalho a realizar no projeto.

 

Em jeito de conclusão, pergunto-vos se sentem estas "dores" no que toca à gestão de projetos em Portugal. Enquanto profissionais de gestão de projetos, fazem-no em 100% do vosso tempo ou estão a braços com tantas outras tarefas a realizar?

 

Por hoje é tudo, até à próxima 

 

 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D

Livro Liberdade Financeira