Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Gestor de Projeto Moderno

O Gestor de Projeto Moderno

22
Set19

Fases de desenvolvimento de uma equipa

Luís Rito

Olá a todos 

 

Hoje vamos falar sobre as fases que existem no desenvolvimento de uma equipa. Enquanto gestor de projeto, algo que terás de enfrentar muito durante a tua carreira é a criação de novas equipas. Decerto já reparaste que quando uma equipa se encontra formada à algum tempo torna-se tudo mais simples, as pessoas já se conhecem, já sabem com o que podem contar e acima de tudo têm claro qual o seu papel e responsabilidade dentro da própria equipa. 

 

O modelo mais famoso que visa explicar a dinâmica de uma equipa, desde a sua criação até ao seu término é o modelo de Tuckman. É sobre este modelo que te quero falar hoje. Contudo quero incluir também um ponto extra ao modelo que considero que te vai ajudar enquanto gestor de projeto. Em cada uma das fases de desenvolvimento de equipas que compõem o modelo de Tuckman, vamos ainda perceber qual o papel do líder da equipa em cada uma delas, já que este é fundamental para o seu sucesso.

 

Sem mais demoras, as 5 fases que compõem o modelo são as seguintes (mantenho a língua original, ou seja o inglês): Forming, Storming, Norming, Performing e Adjourning. Detalho abaixo cada uma delas.

 

Modelo de Tuckman

 

Forming

 

Fase em que os membros da equipa são reunidos e onde vão começar a trabalhar enquanto equipa. Geralmente nesta fase as pessoas são ainda muito cautelosas umas com as outras, já que ainda se estão a conhecer. Podem existir pessoas que vão acusar algum grau de ansiedade, pois vêem-se de repente rodeadas de outras pessoas que não conhecem e com o qual não se sentem à vontade. Nesta fase irá muito provavelmente também existir pouca definição de quais as responsabilidades de cada membro da equipa, o que pode levar a mais ansiedade e desilusão. 

Papel do líder: Enquanto líder, terás de ter um papel dominante nesta fase. Devido ao facto de muito provavelmente não existir definição clara de responsabilidades entre todos os membros (seja porque não foi definida, seja porque as pessoas ainda não as interiorizaram), deves fazer reuniões individuais com cada um dos membros da equipa. Essas reuniões para além de serem muito importantes para clarificar as responsabilidades de cada um, são também ótimas para perceber quais os objetivos, ambições ou intereses dos membros da equipa. Essa informação é fundamental para que consigas colocar as pessoas certas a trabalhar nas tarefas certas. 

 

Storming

 

Nesta fase começam a existir algumas discussões e desacordos no seio da equipa. Finda a fase de forming, as pessoas já ganharam confiança umas com as outras, o que lhes permite expôr a sua opinião de forma mais efusiva. É nesta fase que alguns pontos de vista contrários começam também a emergir, por exemplo, diferentes formas de trabalhar vão originar na maioria das vezes uma discussão sobre o que é certo e o que é errado. Não digo que discussão seja algo mau, tem é que ser feito de uma forma construtiva, o que muitas vezes não acontece. Interessa referir que a maioria das equipas falha na fase de storming, principalmente quando não consegue ultrapassar as diferenças que existem entre os seus membros. Outra situação que pode acontecer nesta fase é uma diferenciação entre volume de trabalho entre membros da equipa. Pode acontecer alguns elementos terem um volume de trabalho muito elevado enquanto outros não. Isto invariavelmente leva a descontentamento e desmotivação.

Papel do líder: Nesta fase o líder tem que estar muito presente e atento ao que se passa. Deve assumir uma postura mais diretiva e encaminhar a equipa para o caminho correto sempre que alguns membros se tentem desviar. Deve reduzir ainda a tensão que possa existir entre algumas pessoas. Caso ainda existam dúvidas relativamente à forma de trabalhar ou às responsabilidade de cada um, o líder deve atuar de imediato e clarificar ambos o pontos.

 

Norming

 

De uma forma gradual a equipa vai avançando da fase de storming para a fase de norming. As pessoas começam a respeitar-se umas às outras, começam a aceitar as diferenças de cada um, encarando-as inclusive como uma vantagem e aprendem a trabalhar em conjunto. É nesta fase que normalmente as pessoas se começam a conhecer melhor, seja na esfera profissional seja na esfera pessoal. Começam a ir beber café ou a almoçar em conjunto, e laços de amizade surgem. É também nesta fase que alguns resultados positivos poderão começar a emergir, trazendo motivação extra para toda a equipa. Deixo só um alerta, a transição da fase de storming para a fase de norming é talvez a mais difícil e demorada, enquanto líder não podes desmotivar. Tens que ser muito persistente e continuar a facilitar esta transição.

Papel do líder: Nesta fase o líder é mais um facilitador e motivador. Deve mostrar à equipa os bons resultados, deve desenvolver o processo de trabalho de forma a perseguir uma maior performance e deve ainda adequar as qualidades e interesses das pessoas às tarefas e responsabilidades existentes. 

 

Performing

 

Esta é a fase ideal de uma equipa. Todos sabem claramente quais as suas responsabilidades dentro da equipa, todos se conhecem e respeitam-se enquanto pessoas e profissionais, o processo de trabalho está rotinado e otimizado e existe um flow de trabalho constante. Esta fase é caracterizada por uma elevada produtividade e performance. Existe ainda motivação e confiança entre membros da equipa, e por vezes até um sentimento de orgulho por fazer parte da equipa.

Papel do líder: Nesta fase a necessidade de supervisão é pequena, portanto o líder pode agora concentrar-se no desenvolvimento individual de cada uma das pessoas. É nesta fase que se costuma dizer que se o líder não estiver durante algumas semanas, a equipa conseguirá de forma sustentada continuar a produzir excelente trabalho. Deve portanto existir um foco maior em coaching individual a cada uma das pessoas, permitindo trabalhar nos pequenos detalhes que vão produzir grandes resultados no futuro. 

 

Adjourning

 

Fase de separação da equipa. Esta terá de acontecer caso a tua equipa tenha sido formada no âmbito de um projeto, já que estes têm um início e fim bem definidos. Esta fase pode ser muito difícil para algumas pessoas, principalmente aquelas que criaram laços muito fortes com outros elementos da equipa, ou sempre que exista pouca visibilidade do sítio para onde irão trabalhar no futuro. 

Papel do líder: Encorajar as pessoas a refletir sobre toda a experiência que foi o projeto.Tranquilizar quem esteja mais inseguro sobre o futuro e sobre o eventual afastamento com quem trabalhou nos últimos tempos. Fomentar o contacto futuro entre as pessoas, não é por um projeto ter terminado que vão deixar de ser amigos ou de estar em contacto. 

 

E é isto. São estas as 5 fases do modelo de Tuckman. Se fazes parte de uma equipa decerto identificas-te com algumas das coisas que te fui escrevendo. Faço-te um desafio, sabes em que fase se encontra a tua equipa neste momento?

 

Por hoje é tudo, espero que tenhas gostado e até à próxima 

 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D

Livro Liberdade Financeira