Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Gestor de Projeto Moderno

O Gestor de Projeto Moderno

10
Jun19

Como ser uma pessoa mais criativa?

Luís Rito

Olá a todos 

 

Hoje quero falar-vos um pouco sobre criatividade. Apesar de existir uma grande crença que uma pessoa ou nasce com a veia da criatividade afinada ou nunca vai ser criativo, acredito que esta pode ser treinada (como quase tudo). Hoje, quero falar-vos de uma técnica utilizada pelo James Altucher. Para quem não o conhece, é um gestor de fundos, empresário, autor de vários livros e também um podcaster.

 

É portanto uma pessoa de muito sucesso, que atribui parte desse sucesso a uma pequena técnica que executa todos os dias. Esta técnica consiste em escrever 10 ideias todos os dias. Se tiveres curiosidade, dá uma vista de olhos no artigo original aqui.

 

Basicamente, deves escolher um tema, qualquer um, e escrever 10 ideias sobre esse mesmo tema (esquece o computador, faz em papel e caneta). Por exemplo, 10 coisas que aprendi ontem, ou 10 negócios que poderia abrir. A chave aqui é escreveres pelo menos 10 ideias (se conseguires mais força). Diria que as primeira 5 ou 6 ideias vão ser fáceis, mas a partir daí as coisas começam a ficar mais interessantes, porque vais ter que ser mais criativo. O segredo é fazeres este exercício todos os dias, incluindo os fins de semana! Tens que tornar desta prática um hábito, só assim vai funcionar.

 

1_UMsG3LGMxocow73__5orvQ.jpeg

 

Se tiveres dificuldade em chegar às 10 ideias, tenta não te levares demasiado a sério. Tal como nos brainstormings que eventualmente fazes na tua empresa, não existem ideias ridículas. Deves registar todas aquelas que te recordes, já que o que interessa é vencer a inércia e pôr a tua cabeça em modo criativo.

 

Dou-te abaixo 10 exemplos para te poderes inspirar:

 

  • 10 ideias de como me posso melhorar enquanto pessoa
  • 10 ideias de sítios onde gostaria de passar férias
  • 10 ideias de atividades que posso fazer com a namorada ou filhos
  • 10 ideias de como o meu projeto poderá falhar
  • 10 ideias de como o meu projeto poderá ser bem sucedido
  • 10 ideias de livros que poderia escrever
  • 10 ideias de negócios que poderia iniciar
  • 10 ideias de como posso ganhar tempo no meu dia a dia
  • 10 ideias de como posso poupar mais dinheiro todos os meses
  • 10 ideias de temas para encontrar ideias todos os dias

 

Pessoalmente gosto de fazer este exercício pela manhã, enquanto tomo o pequeno-almoço, mas se fores uma pessoa mais enérgica ao final do dia então força, faz o exercício pela tarde ou noite. Lembra-te, para que funcione deves ser muito consistente e fazê-lo todos os dias. Deves também garantir que escreves sempre 10 ideias. Não te vou mentir, o teu rácio de boas ideias vs más ideias vai ser mau. É perfeitamente normal que tenhas mais más ideias que boas, mas não é esse o propósito do exercício. O James Altucher afirma que o rácio dele é de 1000:1, ou seja, tem talvez uma boa ideia em 1000. A beleza disso é que se fizeres este exercício todos os dias, por ano vais ter cerca de 3650 novas ideias, portanto é provável que chegues a 3 boas ideias por ano, já para não falar do treino com que ficas na geração de ideias. Vais-te tornar numa pessoa mais criativa.

 

Finalmente, sempre que chegares à conclusão que tiveste uma boa ideia, tenta pô-la em ação. Acredito que a tua vida pode mudar com este simples hábito.

 

Até à próxima 

 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D

Livro Liberdade Financeira